top of page

Descubra o vilão da sua performance.

Por Tiago Kotch especialista em inteligência emocional, comportamento e gestor de pessoas.



Se de repente está difícil reconhecer suas próprias conquistas, ou já teve medo de se expor porque acha que está sendo avaliada o tempo todo, ou deseja o tempo todo agradar todo mundo para causar uma boa impressão, se já deixou de fazer algo porque teve a sensação de ser inferior aos outros, julgando que alguém mais experiente possa desmascarar seu resultado a qualquer momento, Eu sinto muito te informar, mas você pode estar com a síndrome do impostor.


O que é Síndrome do impostor e como ela atrapalha o crescimento da sua carreira nos negócios?


É uma insegurança psicológica que a pessoa tem em relação às suas próprias capacidades, e acaba construindo em sua mente uma percepção de incompetência sobre si própria. O individuo que apresenta essa síndrome vivencia um composto de sentimento como insegurança, perfeccionismo, baixa autoestima, procrastinação entre outros.


Quando isso acontece de forma repetida se torna um comportamento disfuncional que acaba influenciando diversas áreas da sua vida estimulando a autossabotagem.


Mas afinal, qual a origem de tudo isso e porque acontece?


Isso advém por um padrão disfuncional de pensamento, cobrança por parte da família, experiências de eventos ocorrido na infância, pais que foram muito críticos para que os filhos não falhassem ou exigiram ótimo desempenho, tudo isso é absorvido pelo cérebro gerando um significado, nesse caso, falta de confiança, desvalorização de suas habilidades e sentimento de inadequação, podendo ainda desencadear outros tipos de transtornos, como a ansiedade e depressão.


Esse tema, está presente em vários livros e pesquisas nas áreas de psicologia e neurociência, que apontam a importância em reforçar não só nosso modelo mental como também o meio em que vivemos.


Assim como as pessoas, o ambiente influência o pensamento e reflete em nossas decisões. Então, muito cuidado com os ambientes que frequenta, escolha ambientes que proporcione um espaço acolhedor, harmônico e agradável para estar, trabalhar e fazer negócios. Hoje em dia existem espaços prontos, todo decorado e com tecnologia de ponta que podem te proporcionar tudo isso a um preço bem acessível, eu pessoalmente trabalho em um coworking incrível que me proporciona tudo isso e me permite focar muito mais nos meus projetos.


O que fazer?


Evite comparações com os outros, aceite suas diferenças e lembre das suas qualidades. Em sua própria essência busque saber quem você é, tenha seus valores alinhado com um propósito e procure aprender com as falhas, afinal estamos aqui para evoluir.


Procure realizar atividades que te dê prazer, isso diminui o estresse e a ansiedade e promove a autoestima.


Caso identifique alguns desses pensamentos e comportamentos, pratique uma mudança de atitude e ressignifique seu modelo mental com ajuda profissional especializado em inteligência emocional.




50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page